sábado, 22 de setembro de 2012

Ata da Reunião do Fórum 2010 (Salvador)


ATA DO FÓRUM DOS COORDENADORES
DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Aos vinte dias do mês de setembro de dois mil e dez, reuniram-se os coordenadores, vice-coordenadores e representantes dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e em Artes, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Profª. Drª. Maria Cristina Volpi Nacif (UFRJ), Profª. Drª. Marize Malta Teixeira (UFRJ), Profª. Drª. Ângela Maria Grando Bezerra (UFES), Profª. Drª. Beatriz Basile da Silva Rauscher (UFU), Prof. Dr. Edison da Silva Farias (UFPA), Profª. Drª. Yacy-Ara Froner Gonçalves (UFMG), Profª. Drª. Patrícia Dias Franca-Huchet (UFMG), Profª. Drª. Monica Baptista Sampaio Tavares (USP), Profª. Drª. Irene Maria Fernandez Silva Tourinho (UFG), Profª. Drª. Lívia Marques Carvalho (UFPB), Profª. Drª. Madalena de Fátima Zaccara Pekala (UFPE), Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB), Prof. Dr. Luiz Sérgio de Oliveira (UFF), Prof. Dr. Eriel de Araújo Santos (EBA/UFBA), Profª. Drª. Maristela Salvatori (UFRGS), Profª. Drª. Profª. Drª. Nadja de Carvalho Lamas (UNIVILLE), Profª. Drª. Nara Cristina Santos (UFSM), Altamir Moreira (UFSM), Profª. Drª. Nivalda Assunção (UnB), Profª. Drª. Rejane Galvão Coutinho (UNESP - Campus São Paulo), Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe, (UNESP - Campus São Paulo), Profª. Drª. Sandra Regina Ramalho e Oliveira (UDESC), Prof. Dr. Luiz Cláudio da Costa (UERJ), Profª. Drª. Anna Paula Silva Gouvêa (UNICAMP), Prof. Dr. Mauricius Martins Farina, (UNICAMP), para discutir, sob a coordenação da Profª. Drª. Maria Hermínia Oliveira Hernández (EBA/UFBA), a respeito da seguinte pauta:*******************
1 - Leitura e aprovação da Ata Fórum 2009; 2 - Informes; 3 - Troca de experiências entre coordenadores de PPGs; 4 - Avaliação Trienal dos PPGs; 5 - Proposta de tempo parcial para os que trabalham; 6 - Co-autoria na produção dos PPGs; 7 - Publicações dos PPGs; 8 - Nova representação da Área, indicação de nomes; 9 - Eleição do próximo coordenador do Fórum; 10 - O que ocorrer; *********
Os trabalhos foram iniciados as 9:15 h pelo item 1 da pauta - Leitura e Aprovação da Ata – Fórum 2009. O Prof. Marivaldo Bentes (EBA/UFBA) fez a leitura da Ata que, foi aprovada, assinada na última página e rubricada nas demais pelos presentes a esta reunião. Seguiram-se os demais itens. Item 2 – Informes. Professora Maria Herminia Hernández, faz leitura da mensagem deixada pela Presidenta da Anpap, Profª Drª Maria Virginia Gordilho Martins (Viga Gordilho), dando as boas vindas ao Encontro. Parabeniza ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, pela inclusão da Ars, revista do Programa, na lista de publicações da Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), destacando o trabalho de seus editores, os professores Gilberto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti. E fala acerca do crescimento da área conforme o relatório da última avaliação, destacando os PPGs que tiveram suas notas elevadas, a saber: UFRJ e USP (de 5 para 6), UDESC e UERJ (de 3 para 4), parabeniza esses programa e seus professores. item 3 - Troca de experiências entre coordenadores de PPGs. Os participantes expuseram o andamento dos seus Programas, destacando alguns aspectos que vêm contribuindo ao crescimento daqueles, tais como: melhoria da estrutura física e do suporte técnico, ampliação do quadro de funcionários, investimento em eventos científicos e/ou publicações, elaboração de novas linhas de pesquisa, etc.. Outrossim foram colocadas as dificuldades que envolvem suas respectivas instituições no que diz respeito a: acesso e atualização do acervo da biblioteca, baixa produtividade dos professores em termos de produção científica, etc.. Item 4 - Avaliação Trienal dos PPGs – Além das questões referentes ao resultado da Avaliação, foi comentário geral as dificuldades ainda apresentadas no preenchimento do Coleta CAPES, por exemplo:  no momento da inserção da produção do docente registrado em mais de um Programa. O problema, segundo os participantes, está no desconhecimento acerca das relações que a produção estabelece com os Programas, ou seja, em muitos casos, o professor que atua em diferentes Programas acaba desenvolvendo junto a estes o mesmo projeto e é necessário verificar como o registro deve ser efetivado. Ainda sobre o item 4, foi apontada a falta de clareza de determinados termos empregados no Qualis Artístico, como exposição nacional, regional e internacional, inédito e único, fato que, segundo alguns participantes do Fórum, tem tornado laborioso seu preenchimento. Sugeriu-se, nesse sentido, a revisão de tais termos ou, pelo menos, o esclarecimento de seu sentido junto à CAPES. Item 5 – Proposta de tempo parcial para os que trabalham (Part-time) – A discussão do assunto, iniciada após a leitura de um documento redigido pelo Prof. Dr. Nelson Maravalhas (UnB), no qual esclarecia seu posicionamento, não foi aprofundada. Os participantes entenderam que seria desnecessário discutir uma questão já tratada no Fórum anterior e que de fato não tinha sido aprovada como proposta. Item 6 – Co-autoria na produção dos PPGs – Diferentes opiniões foram manifestadas sobre o tema: alguns participantes defenderam a independência da produção, ou seja, que o aluno deve figurar como principal responsável pelo trabalho e que, portanto, a presença do nome do orientador não deve ser vista como obrigatória, enquanto outros consideram a importância da co-autoria, alegando que o orientador é responsável por oferecer o direcionamento da pesquisa. Além disso, esse tipo de parceria entre alunos e professores tende a qualificar as produções geradas, mostrando que as pesquisas das quais derivam seguem uma direção que é dada pelo professor e pelo aluno, numa ação conjunta. Retomaram-se os trabalhos no dia 21.10.2010, no horário da manhã, dando continuidade à pauta estabelecida. Em relação ao Item 7 – Publicação dos PPGs, verificou-se que uma parcela significativa dos Programas está enfrentando dificuldades em manter a periodicidade de suas publicações, sobretudo, aquelas de caráter impresso. Em alguns casos, essa problemática tem influenciado a adoção de uma versão on-line, cujos custos de produção são sensivelmente mais baixos e suas possibilidades de acesso muito maiores. Essa migração do plano impresso para o online também é influenciada pelas novas exigências para publicações estabelecidas pela CAPES, as quais ressaltam a versão online por suas possibilidades de distribuição e de acesso. Durante o desenvolvimento da discussão, surgiram dúvidas quanto ao tratamento dado às revistas em hipermídia, que, pela sua complexidade de formatação, dificulta a criação de versões em PDF. Também foi questionada a ausência de normas para as publicações. Alguns participantes ressaltaram a necessidade de criação de critérios claros para formatação dos produtos gerados pelos Programas (revistas, cadernos, anais, catálogos, etc.), mas buscando manter a liberdade editorial e de criação. Outros, no entanto, argumentaram que a definição desses critérios tenderia a enrijecer o trabalho dos editores e, conseqüentemente, homogeneizar as publicações. Item 8 – Nova representação da Área, indicação de nomes - De forma unânime, os presentes indicaram o nome do Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe (UNESP – Campus São Paulo) como candidato à representante da Área, ou coordenador da Área, como denomina a CAPES. Outros nomes serão apontados na lista tríplice que será solicitada a cada coordenador de Programa. Item 9 – Eleição do próximo coordenador do Fórum - os participantes indicaram por unanimidade o nome do Prof. Dr. Luiz Sergio de Oliveira (UFF) para coordenar o Fórum. O término dos debates foi marcado pela participação, através de vídeo-conferência, da Profª. Drª. Martha Tupinambá Ulhôa, representante da área na Capes que dispôs informações importantes sobre alguns dos temas discutidos no Fórum, como os resultados da avaliação trienal, as mudanças que estão sendo implementadas no Currículo Lattes, particularmente no campo da produção artística; a forma de avaliação das publicações dos Programas; a escolha do novo representante da Área, entre outras. Após as discussões, ficou acordado que:********************************************************************
a) Cada Programa teria autonomia para tratar a questão da co-autoria na produção, podendo optar pelo investimento na vinculação do nome(s) do(s) professor(s) ao trabalho do(s) aluno(s) ou a divulgação deste último como único responsável pela produção;**************************************
b) Quanto ao tratamento da produção do docente registrado em mais de um Programa, cada unidade seria responsável por fazer um levantamento acerca dos projetos dos professores que se encontram na referida situação, no intuito de esclarecer o tipo de trabalho (temática) que estes desenvolvem e, por conseguinte, evitar que Programas distintos disponibilizem um mesmo produto para a avaliação da CAPES. Cabe ainda aos Programas definir o que, dentre as produções geradas pelo docente junto a unidades diferentes, deve ser incluído na avaliação;***************************************************
c) Os Programas encaminhariam a CAPES um documento solicitando esclarecimentos acerca dos critérios que envolvem a avaliação trienal, sobretudo, no que diz respeito ao item Publicações; ********
d) Os Programas deveriam fazer um levantamento acerca das publicações em atividade para que seja realizado um mapeamento das temáticas trabalhadas por cada um. Isso permitirá não apenas o conhecimento do centro de interesse de cada Programa em termos de pesquisa, mas, sobretudo, uma maior integração entre seus pesquisadores, os quais terão maiores possibilidades de publicação dos resultados dos trabalhos que desenvolvem; **********************************************************
e) Os Programas organizariam, de forma associada, vinculada ao Fórum, uma publicação relacionada às Artes Visuais, buscando integrar e divulgar as pesquisas. Não foram tratadas questões, como formação do corpo editorial ou o formato da publicação (on-line e/ou impresso), mas a necessidade de amadurecimento da idéia foi um aspecto constantemente ressaltado pelo grupo, que, inclusive, citou a ANPAP como um dos possíveis canais de realização do projeto;***************************************
f) No intuito de organizar os eventos relacionados à Área para que estes não sejam prejudicados caso sua realização ocorra em uma mesma data ou período, o coordenador do Fórum solicitaria a cada Programa as propostas anuais de eventos, buscando desenvolver um quadro completo de distribuição das atividades; ***************************************************************************************
g) Quando for solicitada, a cada Coordenador de Programa, a lista tríplice para a indicação do novo representante/coordenador da área, aquela será encabeçada pelo Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe (UNESP – Campus São Paulo). ************************************************************************
Nada mais havendo a tratar, deu-se encerrada a reunião, e segue a presente ata assinada pelos participantes. ****************************************************************************************
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